O Município de Imbituva, juntamente com o Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU), inaugurou nesta terça-feira, 25 de janeiro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192. A base atenderá também à cidade de Guamiranga, totalizando mais de 40 mil habitantes atendidos. Instalada junto à Defesa Civil do município, a unidade contará com ambulância de suporte básico e equipes de urgência e emergência.
“A nova unidade do SAMU em Imbituva atenderá também o município vizinho de Guamiranga, fortalecendo assim a Rede de Atenção às Urgências na região”, destaca a presidente do CIMSAMU, prefeita Elizabeth Schmidt.
“Com a ampliação do SAMU Regional mais pessoas terão acesso ao SAMU pelo 192, em tempo oportuno, com o propósito de minimizar sofrimento, sequelas e até mesmo evitar a morte de pacientes”, comenta a diretora do CIMSAMU, Scheila Mainardes. “Essa viatura foi cedida ao Município pelo Governo do Estado, a fim de melhor estruturar o atendimento às urgências na 4ª Região de Saúde”, complementa.
O prefeito Celso Kubaski também destaca as parcerias que possibilitaram a instalação da base do SAMU em Imbituva. “Junto com a nossa Defesa Civil e em comum acordo com o CIMSAMU, fizemos a escolha do local, por já estar bem localizada, na área central do município. A parceria com o Governo do Estado disponibilizou a ambulância”, conta. “Temos um alcance regional, que vai atender também Guamiranga. Vai facilitar muito o atendimento, pela rapidez e pela estrutura que o SAMU oferece em todo o Paraná”, afirma o prefeito.
Para a secretária Municipal de Saúde, Silvania Spisila, o SAMU é um serviço aguardado há muito tempo pela população e vai agregar ao serviço de saúde da cidade. “Vai trazer um serviço de maior resolutividade na transferência de pacientes, uma forma de regulação mais eficaz, uma resposta mais efetiva nos casos de urgência e emergência”, garante. “O SAMU não é operacionalizado pela secretaria, mas vem atender diretamente à nossa demanda. Com certeza, vem contribuir com todo o serviço da secretaria”, explica.
A nova unidade está totalmente equipada para atendimento pré-hospitalar móvel primário, no caso de pedido de socorro por cidadão, e atendimento pré-hospitalar móvel secundário, que é quando a solicitação vem de um serviço de saúde, para condução do paciente a outro serviço de maior complexidade.
O Consórcio Intermunicipal SAMU Campos Gerais (CIMSAMU) atua no sentido de expandir a cobertura do atendimento realizado pelo SAMU 192, de acordo com o Plano de Ação Regional da Rede de Atenção às Urgências, a toda região dos Campos Gerais, ampliando, assim, o acesso e a abrangência do serviço, buscando a integralidade do cuidado e a melhoria do acesso.
O SAMU 192 tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras, que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número “192” e acionado pela Central de Regulação de Urgências dos Campos Gerais.
O acionamento ocorre através do número 192 e é direcionado pelo Médico Regulador ao atendimento. Os Médicos da Central de Regulação são capacitados em regulação e, com base nas informações colhidas dos usuários, quando estes acionam a central de regulação, são os responsáveis pelo gerenciamento, definição e operacionalização dos meios disponíveis e necessários para responder a tais solicitações, utilizando-se de protocolos técnicos e da faculdade de arbitrar sobre os equipamentos de saúde do sistema necessários ao adequado atendimento do paciente.
Além da Central de Regulação, o SAMU Regional dos Campos Gerais já conta com 16 Bases Descentralizadas nos Municípios da região, a fim de garantir tempo-resposta de qualidade e racionalidade na utilização dos recursos.