skip to Main Content
Samu Regional Inicia Em São João Do Triunfo

Samu Regional inicia em São João do Triunfo

O município de São João do Triunfo inicia as operações do Samu Regional nesta quarta-feira. Em evento na manhã de hoje, o prefeito Abimael do Valle anunciou o novo serviço de saúde no município, que será um “divisor de águas” na área. “Antes víamos o funcionamento do Samu somente em grandes centros. Hoje podemos comemorar este serviço, que irá agilizar o atendimento de urgência e emergência, também nos pequenos municípios, como o nosso”, exultou.

O Samu Regional está sendo viabilizado na região por meio da atuação do Consórcio Intermunicipal do Samu Campos Gerais (CIMSAMU). “Devemos parabenizar o esforço do município, que está fazendo a sua parte”, destaca o diretor do Consórcio Jaime Menegoto, citando a base que já está pronta para receber a equipe do Samu, bem como a ambulância.

A base do Samu em São João do Triunfo fica localizada junto ao Hospital Imaculada Conceição. “Primeiramente estamos utilizando uma base provisória, que atende todos os requisitos do Ministério da Saúde junto ao Hospital. Mas já estamos providenciando um anexo que deve atender o Samu no início do próximo ano”, conta o vice-prefeito Geraldo Chaves, somando um investimento de R$ 300 mil.

Pra iniciar o funcionamento do 192 em São João do Triunfo, a equipe que irá atuar no local recebeu treinamento. A OZZ Saúde, que irá gerir os serviços ambulatoriais, levou equipe de Curitiba para falar sobre o funcionamento do serviço de urgência e emergência. “Preparamos a equipe para atender com qualidade a população. O SAMU é devoção. São pessoas atuando em prol da vida das outras”, destacou o coordenador de projetos da OZZ, Silvio Bernardes.

Durante a cerimônia de ‘inauguração’ do Samu Regional no município, o prefeito Abimael destacou a efetividade dos serviços. “A partir de agora o Samu atua como porta de entrada para todos os hospitais brasileiros. Antes da implantação, uma das maiores dificuldades era a transferência de pacientes”, avalia. “Será um marco no atendimento de saúde dos triunfenses”, dispara.

Com o Samu Regional, os pacientes são encaminhados aos Hospitais de Referência conforme o tipo de urgência. “Eles são encaminhados de imediato ao local correto”, explica o diretor do CIMSAMU. O coordenador de projetos da OZZ explicou os passos: “o 192 é acionado, a Central de Regulação faz a triagem e registra e o médico regulador define onde o paciente deve ser levado”.  “Esta agilidade encurta o atendimento e salva vidas”, resume.

O CIMSAMU já implantou o serviço regional nos municípios de Jaguariaíva, de Irati e Ponta Grossa, que ganhou nova unidade avançada. Ponta Grossa e Castro já contavam com o 192 disponível para a população. “Nos próximos meses vamos aumenta a abrangência em nossa região”, garante Menegoto.

Pandemia

A OZZ Saúde, prestadora de serviços do CIMSAMU Campos Gerais informou que já está com Planos de Contingência ativo para enfrentar a pandemia do Coronavírus. “Estamos preparados para o que for necessário”, garante Bernardes.


Back To Top