skip to Main Content
SAMU Regional Passa Por Capacitação

SAMU Regional passa por capacitação

Colaboradores do SAMU Campos Gerais estão recebendo capacitações para otimizar seus atendimentos. Desde o dia 21 de agosto, a gestão das ambulâncias e colaboradores está sendo realizada pela empresa Pró-Ativo Gestão de Saúde. “Capacitação, educação permanente e organização, são fundamentos em nosso modelo de gestão do Samu”, explica o diretor médico da Pró-Ativo, Michel Cadenas.

Colaboradores das oito bases instaladas na região desde o mês de fevereiro passaram por treinamentos. “Desde o início implantamos uma metodologia de gestão com foco na organização de materiais e equipamentos, e capacitação das equipes assistenciais”, conta o diretor, enumerando os treinamentos já realizados: uso correto dos equipamentos de proteção individual para atendimentos a pacientes com suspeita ou confirmação de contaminação pelo Covid19, treinamento de manejo das vias aéreas de pacientes com Covid19 e o treinamento de reanimação cardio-pulmonar.

Além destes, nas próximas semanas estão previstos outros temas a serem abordados. Emergências Obstétricas, Transporte Neonatal, Ventilação mecânica essencial e o Atendimento aos pacientes de Trauma estão na pauta. Todos estes treinamentos são ministrados por equipe da Pró-Ativo, que, além do médico, conta com os enfermeiros Andreia Labes, coordenadora de enfermagem, e Everson Xavier, coordenador de frota.

Para o diretor do CIMSAMU, Jaime Menegoto, manter a capacitação dos colaboradores do SAMU Regional é essencial para um bom atendimento à população dos Campos Gerais. “Temos como missão o controle e gerenciamento na prestação do atendimento móvel de urgência com respeito e excelência à população, para isso a educação permanente é primordial”, esclarece, lembrando ainda que a pandemia do coronavírus deve ser tratada de maneira diferenciada pelas equipes, e que por isso os primeiros treinamentos tiveram esse o foco.

Back To Top